Grito de 28.03.12

GRITO escrito por: Ursula Strauch

Olá,

fiquei bastante tempo ausente com o GRITO. O tempo corre demais e o trabalho parece se multiplicar. Mas aqui estou de novo conversando com você. Desta vez sobre Páscoa. A festa tem origem judaica, em comemoração a quando o povo de Israel saiu da escravidão Egípcia. Os cristãos lembram, na Sexta-feira Santa, a Crucificação de Jesus, filho de Deus, e na Páscoa, a sua Ressurreição, a saída da escravidão dos pecados e a oferta da vida eterna num paraíso maravilhoso perto de Deus. Paulo escreve para que toda a criação espere o dia do fim da mortandade. Jesus disse que cada um que o aceita como filho de Deus vai entrar no paraíso. Imagino que poderemos lá encontrar os nossos entes queridos que creem em Jesus e também os animais e plantas que viviam na terra!

Na parte norte do planeta a Páscoa cai na primavera. Nesta época os coelhos se reproduzem mais ainda e as galinhas começam a por ovos. Assim, o coelho e os ovos viraram símbolos da Páscoa. O comércio achou isto uma boa idéia e dita que todos devem comer ovos de chocolate e dar coelhos (vivos!) para crianças.

Não devemos obedecer ao comércio! Coelhos e ovos têm tanto a ver com a Ressurreição de Cristo quanto Papai Noel com o seu Nascimento. Pior! Vamos falar primeiro dos coelhos. Eles também têm sentimentos, assim como nós. Sentem dores, medo, fome, sede, frio, calor e solidão. Eles são animais muito sensíveis, podem ficar doentes se o ambiente for sujo ou molhado e precisam de uma alimentação bem cuidadosa. Nada de umas cenouras e pronto. Coelhos querem correr e pular. Precisam de espaço. Devem tomar sol pela manhã e ter proteção contra o vento e a chuva.

Se eles comem, fazem \”feijões\” em todo lugar. Não são treináveis para não fazer sujeira no tapete. É cruel deixá-los por muito tempo numa gaiola! E no jardim há perigos de cães e humidade. Coelhos podem cavoucar túneis e podem chegar direitamente na horta do vizinho.

Você viu. Se quiser manter coelhos bem, isto significará muito trabalho cansativo. Se você então for presentear uma criança com um bichinho peludinho e orelhudo, lembre-se disso! Talvez os pais da criança não achem graça de tratar por anos um hóspede tão exigente. Em cada ano, milhares de coelhos são soltos em praças e jardins de outras passoas. Eles morrem nas presas de um cão, atropelados ou por doenças. Mas quem os vendeu apenas conta o dinheiro e se esfrega as mãos.

Uma outra coisa é a história do peixe. Onde está escrito na Bíblia ou em outra fonte que na Sexta-feira Santa deve-se comer peixe? Houve um dia em que católicos sérios começaram não comer carne nas sextas em geral para se lembrar da morte de Cristo. Mas não comer carne é uma coisa, comer peixe – que é carne também! – é ridículo!

E a feira de peixe! É mais uma invenção do comércio! Os seres que vivem na água também sentem dores e asfixia. Quem ama animais, não os come!

Talvez você me pergunte: o que podemos comer, se não carne nem peixe? Fui criada na crença de que no almoço deve ter bicho morto e guarnições. Um domingo sem defunto não foi domingo. Quando me dei conta que estou ajudando uns animais e comendo outros, parei de comê-los todos. De um dia para o outro. Faz 12 anos e deu certo. O início foi difícil. Fazer o quê para a família? Não gosto de alface!

Hoje temos deliciosos pratos à base de soja, cogumelos, nozes, grãos, tofu, frutas, verduras e legumes. Veja receitas veganas na Internet! Não uso ovos nem leite, queijo ou iogurte, nada que explore animais. Mas a nossa alimentação é tão rica que – confesso ficando bem vermelho – não consigo perder peso.

Desejo a você uma muito boa e feliz Páscoa! Se for possível com chocolate a base de soja e sem leite!

Abração,
Ursula Strauch

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: