Vigília pelas almas dos animais

Fotos: Emerson Machado

Animais têm alma? Há muito tempo índios e negros eram considerados seres sem alma – forma de justificar a crueldade com que eram tratados. Atualmente, surge uma consciência da população que considera animais de estimação como possuidores de alma. O que faz com que estes animais tenham o privilégio que os não domesticados não tem?

A partir destes questionamentos, o grupo ativista pelos direitos animais Pro-Animal realizou na madrugada de sábado (03) uma vigília pelas almas animais exploradas e mortas diariamente, fazendo uma alusão a uma das épocas mais contraditórias do ano pela qual estamos passando, o Natal, quando celebramos o surgimento da vida com morte em nossos pratos.

Com direito a fogueira e chimarrão, a atividade ocorreu entre um matadouro e um cemitério em São Leopoldo. Durante a vigília, caminhões transitavam transportando os animais para a morte (abate) e outros deixavam o matadouro já com as carcaças em câmaras frigoríficas.

O termo alma é entendido pelos ativistas, também, como energia vital, força, espírito, vida, etc., sem fugir do racionalismo ético animalista na qual a luta pelos direitos animais está fundamentada.

Em torno da fogueira, o grupo citou dizeres sobre a causa de pensadores como Tolstoy, Pitágoras, Einstein, Ghandi, Paul McCartney, entre outros. Foi feita, ainda, a apresentação das principais causas de exploração e morte de animais, a discussão e queima simbólica dos termos que as compõe. Testes em animais, rodeios, indústria de pele e couro, indústria leiteira, pecuária, uso de jaulas e gaiolas, foram algumas das palavras queimadas.

“Queremos com essa ação chamar a atenção das pessoas de que as ações práticas decorrentes da fé, seja qual ela for, e da espiritualidade, também devem ser extendidas aos demais seres que cohabitam com os humanos este mundo. Os animais não humanos também querem viver em paz e não sofrer da forma que vem sofrendo pelas mãos humanas!”, destacou Márcio Linck. O biólogo Gabriel Gasperin reforçou que é fundamental questionarmos nossos hábitos, culturas, tradições e crenças que usamos como justificativa para todo o massacre pelo qual os animais são submetidos no mundo.

Anúncios

One response to “Vigília pelas almas dos animais”

  1. conexaovegetariana says :

    Que coisa mais linda!
    Muito emocionante.
    Parabéns a todos esses ativistas. Que belo exemplo de solidariedade.
    Ainda bem que nem tudo está perdido.
    A luz está presente e o Amor sempre vence!
    É claro que todo animal tem alma.
    A Vida é única, se manifestando de múltipas formas e espécies.
    Mas é a mesma Vida. Da mesma Fonte.
    Namastê amigos, dasqui e d’além!
    paz@conexaovegetariana.org

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: