Impactos da pecuária e direitos animais foram tema de palestra na UNISINOS

Na noite de ontem, 27/09, ocorreu na UNISINOS uma palestra do historiador, ambientalista e ativista da Pro-Animal, Márcio Linck, para cerca de 100 alunos dos cursos de Engenharia de Alimentos, Nutrição, Gestão Ambiental e Biologia. A temática abordada envolveu os impactos ambientais da pecuária e sua insustentabilidade, as questões éticas relativas aos atuais sistemas de criação e também questões de nutrição e saúde. Em seguida, os alunos assistiram ao documentário Meat The Truth, produção holandesa feita pelo Partido Pelos Animais, que é o primeiro partido do gênero no mundo e que faz um contraponto ao documentário “Uma Verdade Inconveniente”, de Al Gore, que abordou a questão do aquecimento global sem mencionar a principal causa, os gases provenientes das atividades agropecuárias.

 
Os estudantes de diversos cursos lotaram o auditório.

Após a exibição do documentário, abriu-se espaço para manifestações e perguntas, que contou  com a participação do também ativista da Pro-animal Juliano Zabka. As colocações variavam desde as questões nutricionais até as questões de ordem moral e ética relativas ao modo como nossos hábitos alimentares acabam resultando no martírio que afeta os animais de criação. Durante o debate, uma estudante cuja família tinha um açougue manifestou que em determinadas épocas do ano alguns alimentos eram tão caros quanto a carne, o que Márcio Linck argumentou que na realidade o preço da carne era bem maior já que não está incorporado o custo ambiental (queimadas, desmatamento, gases estufa, contaminação e utilização da água, energia etc).

Após a exibição do documentário, Márcio Linck e Juliano Zabka conversaram com a platéia.

A atividade foi encerrada por volta das 22h, momento em que os acadêmicos interessados receberam panfletos informativos, tiveram contato com literatura específica e puderam registrar as indicações de sites da temática animalista que estavam na lousa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: